GUARAPARI – AGENCIA CONGRESSO – Por 11 a 4, prevaleceu na Câmara de Vereadores de Guarapari o corporativismo. A maioria se omitiu frente a punição a um vereador que agrediu uma médica durante seu plantão de trabalho em pleno domingo.
A proteção ao erro e a injustiça venceram, salvando o mandato do vereador Oldair Rossi (União). No dia 24 do mês passado, ele invadiu a UPA de Ipiranga, gritou, deu soco, na mesa e ameaçou de prisão a médica Maria Júlia Ferraz.
A denunciante, Rosangela Gonçalves, que virou réu, por ter sido candidata a vereadora, ‘apanhou’ dos onze vereadores injustamente e foi considerada oportunista por ter feito a denúncia.
“Estão querendo normalizar o erro político que não é normal. Não julgaram o fato, mas a denúncia”, disse a vereadora Rosana Pinheiro, presidente da Comissão de Constituição e Justiça e Procuradora da Câmara.
Para ela, a maioria não votou no fato, na verdade do ocorrido, mas na credibilidade da denunciante. Ela acatou a denúncia, mas foi voto vencido.
O médico Múrilo Ferraz, pai da vítima, Maria Júlia, esteve presente na sessão. Após o resultado, ele disse, “que não acabou, vai recorrer ao Ministério Público”.
A presidente da Casa, vereadora Sabrina Astori (PSB) apresentou proposta para mudar o regimento criando o conselho de ética, mas a pauta não foi votada.
A denúncia apresentada por Rosana Pinheiro, que é do mesmo partido de Oldair Rossi, União Brasil, foi considerada política, visando a vaga dele. Mas o fato principal, não teve relevância para os vereadores.
Zé Mané
A médica Maria Julia foi humilhada em seu local de trabalho quando atendia pacientes, domingo à noite, quando o vereador chegou para ‘fiscalizar os trabalhos’ e aos berros ameaçou de prisão a profissional, sem ter qualquer autoridade para isso.
Omissa, a Câmara Municipal sequer tem um conselho de ética para punir os abusos dos seus pares. O único remédio é a população aplicar o voto de protesto na próxima eleição. (Por Renato Paoliello)
LEIA TAMBÉM
Vereador pode perder mandato por agressão a médica – Agência Congresso