BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – A Câmara dos Deputados aprovou terça dia 11/11 projeto de lei que cria uma política e uma semana nacional para ações em prol da atenção à saúde do homem. A proposta será enviada ao Senado.
O texto aprovado é um substitutivo da relatora, deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), a projeto de autoria dos ex-deputados Dr. Jorge Silva (ES) e Sérgio Vidigal (ES), ambos médicos, apresentado em 2016.
Segundo o texto, a Política de Atenção Integral à Saúde do Homem será instituída no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), devendo ser implementada e mantida pelas diversas instâncias gestoras do SUS em caráter permanente.
Entre outras ações, essa política deverá conter aquelas relacionadas à prevenção, à detecção precoce, ao diagnóstico e ao tratamento de doenças e agravos à saúde que acometam exclusiva ou predominantemente a população masculina, como câncer de próstata.
Novembro Azul
A semana prevista pelo texto será realizada durante o mês de novembro (Novembro Azul) e dedicada a ações de prevenção ao câncer de próstata e de promoção da saúde do homem.
Nessa semana, deverão ser realizadas ações educativas e preventivas para esclarecer esse público sobre o câncer de próstata e outras doenças que atingem principalmente a população masculina. Poderão ainda ser realizados mutirões de diagnóstico e de tratamento dessas enfermidades.
Com Agência Câmara































