GUARAPARI – AGENCIA CONGRESSO – A Prefeitura de Guarapari realizou vistoria técnica às ruínas da Igreja Nossa Senhora da Conceição, onde está em andamento um trabalho de prospecção arqueológica. A igreja é símbolo da memória do importante balneário do Espírito Santo.
O secretário de Cultura, Peterson Castro, destacou a importância da iniciativa, que tem como objetivo compreender e resgatar a história do local, além de subsidiar um futuro projeto de restauro e preservação do patrimônio.
“O trabalho de prospecção arqueológica que está sendo realizado nas ruínas da Igreja Nossa Senhora da Conceição é um marco importante para a história e a cultura do nosso município. Por meio dele, conseguimos acessar informações valiosas sobre o passado, compreender melhor nossa identidade e, principalmente, reunir elementos técnicos e históricos que serão fundamentais para um projeto de restauro sério e responsável”, afirmou o secretário.
Durante a visita, Peterson também ressaltou que outros bens históricos do município, como a Casa da Cultura e o Poço dos Jesuítas, também passarão por processos de restauração e preservação, reafirmando o compromisso da gestão com a valorização do patrimônio histórico e cultural de Guarapari.
A vistoria contou ainda com a presença do subsecretário de Cultura, Genival Cavalcanti, e do secretário de Comunicação Social, Wilcler Carvalho Lopes. A ação representa a etapa inicial de um projeto de restauração da igreja, cuja construção remonta ao século XVII.
Esse trabalho de recuperação histórica é fruto da contratação, por parte do município, de uma empresa especializada na área, responsável pela execução do projeto de arqueologia.
A empresa possui ampla experiência em projetos voltados à preservação de patrimônios culturais em diferentes esferas — municipal, estadual e federal — atuando em cidades históricas, paisagens naturais, bens arquitetônicos, museológicos, arqueológicos, além de sítios de relevância indígena e quilombola. A parceria técnica garante o rigor metodológico necessário para que cada etapa do processo respeite os critérios legais e históricos, contribuindo para a valorização e proteção do patrimônio de Guarapari.
“Preservar é também valorizar nossa história, reconhecer as raízes que moldaram nossa cidade. Este é um passo essencial para devolvermos a este espaço sua dignidade cultural, permitindo que futuras gerações conheçam e se orgulhem desse patrimônio que representa tanto para Guarapari”, afirmou o subsecretário de Cultura, Genival Cavalcanti.
O arqueólogo responsável pela pesquisa, Rafael Borges, explicou o processo de prospecção. “Nosso trabalho busca identificar materiais arqueológicos no local, o que já vem sendo possível, para analisá-los quanto à profundidade, período e características. Isso nos ajuda a contar a história do sítio arqueológico e a orientar as futuras ações de restauro. Após a coleta em campo, os materiais passam por limpeza, identificação e curadoria, sendo posteriormente encaminhados para uma instituição de guarda”, explicou.
A prospecção está sendo realizada com acompanhamento técnico especializado, com foco na identificação de estruturas, objetos e materiais que possam ajudar a contar a trajetória da igreja — um símbolo da memória e da identidade de Guarapari. (Renato Paoliello)