Lira foi eleito com apoio do PT mas defendeu interesses de Bolsonaro

BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – Maioria dos deputados da bancada capixaba deve apoiar o candidato do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP/AL), à sua sucessão, o baiano Elmar Nascimento (União).

A aproximação com agosto, mês estipulado por Lira para o anúncio do nome que o representará, faz com que os candidatos já comecem a buscar apoio.

É o caso do deputado Marcos Pereira, do Republicanos, que já pediu voto aos deputados Amaro Neto e Messias Donato, do mesmo partido. Pereira é presidente nacional do partido. Elmar já procurou o deputado Da Vitória (PP).

Lira deve revelar no próximo mês seu candidato. E espera contar com apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Mas para isso deverá ocorrer concessões, como por exemplo a vice presidência da Casa.

Mesmo assim, Lira pode contar com os votos dos deputados Da Vitória e Evair de Melo, ambos do PP,  Gilson Daniel e Victor Linhalis, do Podemos.

Chapa de consenso – A ideia do atual comandante da Câmara é repetir o que conseguiu fazer em 2023, quando foi reeleito com votação recorde.

“Hoje, temos três grandes nomes, e do mesmo grupo e bloco político. Tive o voto dos três nas duas eleições que disputei”, disse Lira à CNN Brasil.

Elmar Nascimento (União), Marcos Pereira (Republicanos) e Antonio Brito (PSD) estão entrincheirados na disputa. São dois baianos e um capixaba, eleito por São Paulo, Marcos Pereira.

ESQUERDA

Já os deputados Jack Rocha e Helder Salomão, do PT, e Paulo Foletto, do PSB, devem se alinhar ao nome da esquerda que for representar o grupo no ‘latifúndio eleitoral’ de Lira.

O deputado Gilvan da Federal (PL), tem dito que não votará em nenhum candidato que tenha acordo com a esquerda, e que seu voto deve ser nulo.

Ocorre que todas as eleições para presidência do Legislativo são fruto de acordos políticos que geralmente envolvem todos os partidos, independente de ideologia.

Eles dividem os 11 cargos da Mesa de acordo com o critério da proporcionalidade. Quem tem a bancada maior fica com os melhores cargos.

- Publicidade -