BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – Nota da coluna do jornalista Lauro Jardim de O Globo, aponta um dos três senadores do Espírito Santo como representante da ultradireita.
“Um representante da ultradireita nacionalista e uma espécie de embaixador do ex-vice-primeiro-ministro da Itália, Matteo Salvini, assumiu dias atrás uma cadeira no Senado brasileiro.
Trata-se do misto de empresário e socialite paulista Luiz Osvaldo Pastore (MDB-ES), suplente da capixaba Rose de Freitas (Podemos|), que pediu licença médica de quatro meses.
Pastore foi candidato ao Senado italiano, em 2018, pela Liga do Norte, o partido de Salvini (a Itália permite que italianos residentes no exterior se candidatem à Câmara e ao Senado). Não foi eleito.
Festeiro, em 2016 ofereceu em São Paulo um jantar para dois rolling stones Ron Wood e Keith Richards.”, diz a nota sobre o empresário que ocupou vaga do ES no Senado.
El Capitão

Matteo Salvini é um político italiano, membro do Senado de seu país, líder das legendas Liga Norte, desde dezembro de 2013, e o Noi Con Salvini (“Nós com Salvini”), desde dezembro de 2014, servindo ainda como Eurodeputado de 2014 a 2018. Também ocupou, de 2018 a 2019, os cargos de Vice Primeiro-Ministro da Itália e Ministro do Interior.

Salvini ( de barba) é considerado um eurocético e um político de cunho nacionalistanativistaantiglobalização e de extrema-direita. É um crítico da União Europeia (UE), especialmente do euro, o qual chamou de “crime contra a humanidade”. Ele se opõe a imigração ilegal e criticou a forma branda como a UE lida com a questão de pessoas que buscam asilo político na Europa.

- Publicidade -

Em questões econômicas, ele defende reformas tributárias (incluindo corte de impostos), federalismo fiscal, protecionismo e, até certo ponto, agrarianismo. Em questões sociais, Salvini é contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo e se declara um defensor dos “valores da família“.

Na política externa, se opõe ao embargo econômico feito contra a Rússia em 2014 (imposto como resposta a intervenção armada deste país na Ucrânia), enquanto apoia maior abertura econômica com o Leste Europeu e países do Extremo Oriente.

Salvini foi apelidado de “O Capitão” (Il Capitano) por seus apoiadores. Muitos comentaristas políticos e jornais, como o The Guardian, o The New York Times, o Financial Times, o The Economist e o Huffington Post, o descrevem como “Homem-forte” e uma das figuras mais poderosas da politica italiana atual.(fonte Wikipédia)

- Publicidade -