BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – O deputado federal Helder Salomão (PT/ES), disse ontem para a AGENCIA CONGRESSO que o governo federal está perto de chegar a uma solução sobre o corte de gastos em debate há duas semanas com o Congresso Nacional.
O governo federal publicou quarta-feira (11) um novo pacote de medidas tributárias com o objetivo de substituir o polêmico aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), decretado em maio e amplamente criticado por parlamentares e pelo mercado.
Salomão defende revisão das isenções fiscais, dos benefícios tributários. O Brasil hoje tem um alto índice de benefícios fiscais que chegam a R$ 800 bilhões de reais por ano.
Outra alternativa, segundo o deputado, seria a taxação de aplicações financeiras como LCA (Agro) e LCI (Imobiliário).
“O governo tem que buscar medidas para chegar ao equilíbrio fiscal, sem aumento do IOF, não é fácil. Um caminho seria os incentivos fiscais, outro seria taxar em 5% a LCA e LCI que não contam com pequenos investidores. Temos que descobrir caminhos”, afirmou.
As Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e as Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) são dois investimentos da renda fixa que se popularizaram nos últimos anos.