Casagrande e Contarato ajudarão Lula a vencer a direita no ES?

BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – O Espírito Santo como Santa Catarina viraram estados da direita e extrema direita. Lula perdeu em ambos em 2022. E deve perder de novo em 2026.

Resultado 2º turno no ES em 2022:

Jair Bolsonaro (PL) teve 58,04% dos votos válidos, contra 41,96% de Lula (PT).

- Publicidade -

Resultado de 2022 em Santa Catarina:

  • Jair Bolsonaro (PL): 69,27% dos votos válidos (3.047.630 votos)
  • Lula (PT): 30,73% dos votos válidos (1.351.918 votos).

Mas Lula tende a ser salvo pelo conjunto da obra. Se ganhou de Bolsonaro sem a máquina em 2022, bem provável que vença de novo.

Nas eleições deste ano a direita só não vai eleger os dois senadores capixabas porque uma vaga já é do governador Renato Casagrande (PSB), que vai deixar o posto em abril.

O ES hoje passa vergonha nacional com a bancada de senadores que tem. E não querem largar o osso.

Fabiano Contarato (PT) até se esforçou para fazer um bom mandato  mas não tinha experiência política nem assessoria.

Os três atuais querem se manter nas vagas. No caso de Magno Malta, para a filha, outra despreparada que nunca foi sequer vereadora.

A esperança é que durante o processo eleitoral apareça um nome que possa representar os capixabas com dignidade.

- Publicidade -