BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – Reunida pelo coordenador deputado Da Vitória (PP), a bancada capixaba se reuniu com o provável futuro presidente da Câmara, e praticamente fechou apoio dos dez representantes do ES.

Mesmo os deputados que não participaram da reunião com Hugo Mota (Republicanos), como Victor Linhalis (Podemos) e Helder Salomão (PT), já declararam apoio ao paraibano.

“Eu estava num compromisso de saúde, marcado para a mesma hora da reunião da bancada com o candidato, fui fazer um checkup de rotina”, disse Linhalis.

Cinco federais do ES foram ao encontro, Jack Rocha (PL), Amaro Neto e Messias Donato (Republicanos) Da Vitória e Gilson Daniel (Podemos)

DIREITA

Eleito pela primeira vez em 2010, Hugo Motta é parte da dinastia familiar que governa a pequena cidade de Patos, na Paraíba, há décadas.

É um antigo aliado da direita e da extrema direita no Brasil. Ganhou maior relevância nacional ao assumir a presidência da CPI da Petrobras em 2015.

Apesar de ser de direita, terá apoio do PT e de outros partidos de esquerda por uma questão estratégica; ocupar espaço na Mesa Diretora da Casa, como ocorre hoje com Arthur Lira (PP), que tem a petista Maria do Rosário (RS) como segunda secretária.

Mota já conta com apoio do Podemos, PL, PT, MDB, União Brasil, PSB, PSD, PC do B e o seu Republicanos. A eleição marcada para 2 de fevereiro nem deve ter 2º turno.

- Publicidade -