BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – Será nesta segunda 10 de março a posse do novo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, deputado federal (PT/SP) licenciado. Da Bancada capixaba até o momento só a deputada federal Jack Rocha (PT) confirmou presença.
O novo ministro escolhido por Lula semana passada já indicou para secretário – executivo, o médico sanitarista Adriano Massuda. Formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Massuda atua no ministério desde março de 2024, a convite da ex-ministra Nisia Trindade.
Já a única capixaba a ocupar cargo na pasta, Ethel Maciel, corre risco de perder o posto caso a bancada capixaba não entre em campo.
Ela ocupa a Secretaria de Vigilância e Ambiente desde o início do governo Lula.
Ethel reunida com bancada, legislatura anterior (foto Arquivo AGC)
- Ethel Leonor Noia Maciel é enfermeira, formada pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES – 1993), com mestrado em Enfermagem de Saúde Pública pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ – 1999).
- É doutora em saúde coletiva/epidemiologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ – 2004), com pós-doutorado em epidemiologia pela Johns Hopkins University (2008), e integrou a Câmara Técnica de Assessoramento em Imunizações (Ctai).