BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo formou maioria pela cassação e inelegibilidade da deputada federal Carla Zambelli (PL).
Mas ela ganhou uma sobrevida com um pedido de vista de uma juíza. O julgamento final deve ficar para 2025. A deputada bolsonarista recebeu a má notícia na sexta-feira, (13)
O TRE-SP julgou uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) proposta pela deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL).
No julgamento, o relator do caso, desembargador José Antonio Encinas Manfré, votou pela cassação do diploma e pela inelegibilidade da parlamentar do PL.
Segundo o relator, Zambelli publicou conteúdos que buscavam desacreditar o sistema eleitoral e disseminar informações falsas.
O voto do relator foi acompanhado pelos juízes Silmar Fernandes, presidente do TRE-SP, Cotrim Guimarães e Claudio Langroiva.
Com isso, a Corte Eleitoral paulista formou maioria para cassar a deputada, já que quatro dos sete juízes que compõem o colegiado se manifestaram favoravelmente à cassação.
Porém, o julgamento foi suspenso após um pedido de vistas da juíza Maria Cláudia Bedotti. Ainda restam os votos dos juízes Régis de Castilho e Rogério Cury.
PERSEGUIÇÃO