BRASÍLIA – AGÊNCIA CONGRESSO – A viagem da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, à Rússia, no início deste mês, entrou no radar da oposição.
Vários deputados da oposição, entre eles o capixaba Evair Vieira de Melo (PP-ES) pedem informação ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, sobre os gastos públicos relacionados à estadia da primeira-dama no exterior.
Outros dois requerimentos também foram protocolados por parlamentares oposicionistas. Um deles, do deputado Capitão Alberto Neto (PL-AM), questiona quem integrou a comitiva que acompanhou Janja e se a visita dela ao país foi articulada com o Itamaraty.
Já o terceiro, assinado por quatro deputados da oposição, pede informações sobre os motivos que justificaram a antecipação da ida da primeira-dama à Rússia e quais critérios foram adotados para incluí-la em agendas oficiais.
Janja embarcou para Moscou no dia 2 de maio, dias antes da chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da comitiva presidencial.
Durante sua passagem pela capital russa, participou de compromissos como um encontro com a comunidade brasileira, uma visita ao Kremlin – sede do governo russo – e um evento sobre a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.
As viagens da primeira-dama vêm sendo alvo recorrente de questionamentos por parte da oposição, que levanta dúvidas sobre os custos e a relevância de sua presença em determinadas agendas internacionais, com intuito de desgastar o governo.
Além dos requerimentos formais, a presença de Janja no exterior foi alvo recente de desinformação nas redes sociais.
Uma fake news compartilhada por perfis bolsonaristas afirmava, sem qualquer comprovação, que a primeira-dama teria sido detida na Rússia com 200 malas de dinheiro desviado do INSS – boato prontamente desmentido por fontes oficiais.
Enquanto o governo ainda não se manifestou sobre os requerimentos, a oposição segue ampliando o cerco em torno da atuação da primeira-dama no exterior, buscando maior transparência e limites para sua participação em agendas internacionais.
(Com Agência Estado)