BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – A formação das chapas de pré-candidatos a Câmara Federal do PTB, PSC e PP, permite prever que das três atuais deputadas federais, Soraya Manato (PTB), Lauriete Almeida (PSC) e Norma Ayub (PP), só uma deve se reeleger.
Isso em função da exigência de pelo menos 200 mil votos, de cada partido, para garantir uma vaga à Câmara Federal. PTB e PSC não dispõem de nomes que possam capturar somar essa quantidade de votos.
Já no PP a situação é mais favorável. Norma Ayub está ao lado de outros três deputados federais, Neucimar Fraga, Da Vitória, e Evair Melo. E do ex-deputado Marcus Vicente. Eles somam juntos e devem ter mais de 300 mil votos.
As três deputadas trocaram de partido durante o atual mandato, e a pior escolha foi feita por Soraya Manato. O PTB no ES é um partido sem expressão. Ela queria ir para o PL mas foi barrada por Magno Malta, dono da sigla no ES.
Já Lauriete também se enrolou ao se reconciliar com o ex-marido e optar pelo PSC, outra legenda pequena no ES. Norma optou pelo PP, como a AGENCIA CONGRESSO antecipou em abril.
Ela presidia o DEM no ES mas foi atropelada pelo deputado Felipe Rigoni, que saiu do PSB, foi para o PSL, depois para o União Brasil. O UB deve ser outra legenda a não eleger federal. Também não tem nomes de peso.
AS DEZ VAGAS
Rigoni ficou isolado e seu partido terá muita dificuldade de crescimento nas eleições deste ano. Já o PP deve eleger três federais. O PRB e PSB dois, cada, e os demais, PSDB, PDT, um cada.
Esse cenário, entretanto, pode se alterar se alguns pre-candidatos a senador descerem para federal, caso do PL de Magno Malta.
O Podemos também pode eleger um, mas precisa manter na chapa de federal o coronel Ramalho, que deseja disputar o Senado. Se eleger um já estará no lucro.
quem deve se eleger:
PRB Amaro Neto e mais um.
PP Da Vitória e mais dois
PSB Paulo Foletto e mais um
PSDB Sérgio Majeski
PDT Sueli Vidigal
Podemos ?