BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – Um levantamento com base nos dados oficiais da Câmara dos Deputados revela um panorama bastante desigual sobre a atuação legislativa dos deputados federais do Espírito Santo nos primeiros meses de 2025.

O número de propostas apresentadas por cada parlamentar chama atenção e evidencia diferentes níveis de produtividade no mandato. E muitas das propostas são tão insignificantes que nem merecem ser detalhadas.

O destaque absoluto é o deputado Evair Vieira de Melo, que já protocolou 597 propostas legislativas apenas este ano. Em segundo lugar, vem Gilson Daniel, com 302 propostas, seguido por Messias Donato, que soma 243 proposições.

Na outra ponta do ranking, estão nomes como Da Vitória, com 28 propostas, Paulo Foletto (32), e Amaro Neto (30).

Ao lado de Amaro, Gilvan da Federal, aparece na lanterninha com apenas 33 propostas de lei em quatro meses de mandato.

Confira abaixo a tabela

Deputado(a) Propostas de sua autoria
Amaro Neto 30
Da Vitória 28
Dr. Victor Linhalis 45
Evair Vieira de Melo 597
Gilson Daniel 302
Gilvan da Federal 33
Helder Salomão 160
Jack Rocha 103
Messias Donato 243
Paulo Foletto 32

Diferentes estilos de atuação parlamentar

É importante destacar que o número de propostas apresentadas não é o único critério para medir a eficácia ou relevância da atuação parlamentar.

No entanto, ele serve como um termômetro da dedicação dos deputados à elaboração de leis e à proposição de políticas públicas.

Mas muitas das propostas são chamadas de “cobra d’àgua”, ou seja sem importância, como aniversários de cidades, homenagens a colegas, mudanças pontuais em legislações já existentes, e elogios a prefeitos e governadores.

A importância do equilíbrio

Especialistas em ciência política lembram que o ideal é encontrar um equilíbrio entre quantidade e qualidade.

“Um bom parlamentar não é apenas aquele que propõe muito, mas aquele cujas propostas têm viabilidade, impacto social e, sobretudo, que são aprovadas”, destaca o professor Ricardo Machado, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Nesse contexto, vale também observar não apenas quantas propostas os deputados apresentam, mas quantas delas realmente avançam nas comissões, são aprovadas em plenário e se tornam leis que impactam a vida da população.

O levantamento feito pela AGENCIA CONGRESSO traz um retrato interessante sobre o ritmo de trabalho dos deputados federais capixabas neste início de 2025.

A polarização política predominou inviabilizando o debate de ideias neste primeiro semestre que acaba em julho.

A variação entre os números mostra que há diferentes perfis de atuação dentro da bancada do Espírito Santo, o que reforça a importância do acompanhamento da sociedade sobre o desempenho de seus representantes em Brasília.

- Publicidade -

POR LORRANA LEMOS

- Publicidade -