BRASÍLIA – AGÊNCIA CONGRESSO – O resultado da eleição municipal deste domingo nos dois maiores colégios eleitorais do Espírito Santo, Vila Velha e Serra, colocam lenha na fogueira da sucessão estadual de 2026.
Como o atual governador Renato Casagrande (PSB), não pode ser candidato a reeleição, nomes de prefeitos bem avaliados nas urnas entram na fila sucessória.
Os prefeitos das duas maiores cidades do ES, Serra e Vila Velha estão no páreo. Sérgio Vidigal (PDT) e Arnaldinho Borgo (Podemos) conseguiram bons resultados neste domingo e se credenciaram para 2026.
O prefeito da capital Lorenzo Pazollini (Republicanos) também estaria nesta lista mas poucos acreditam que ele deixe a máquina da capital renunciando a dois anos de mandato.
Na lista de possíveis candidatos já constam outros nomes, como do atual vice governador, Ricardo Ferraço (MDB), que pode inclusive assumir o governo caso Casagrande decida disputar o Senado.
O presidente do Progressistas/ES, deputado federal Da Vitória também entra na disputa. O parlamentar saiu fortalecido das eleições em vários municípios como Vila Velha e Vitória. É o principal nome da direita com viabilidade eleitoral.