BRASÍLIA AGENCIA CONGRESSO – Uma das novidades mais polêmicas da aviação civil está dando o que falar. Enquanto ainda não vira realidade, os assentos de dois andares — um plano para aumentar a capacidade das aeronaves — fazem muitas pessoas literalmente torcer o nariz.

A questão é a posição de quem ficar sentado na fileira mais baixa, que está sendo chamada de “zona do pum”.

Explica-se: a cabeça do passageiro na fileira mais baixa ficará exatamente na altura das nádegas da pessoa sentada logo acima, o que pode fazer com que ela receba bem no rosto os flatos alheios.

 

Assentos de dois andares em aviões enfrentam resistência: passageiros reclamam da 'zona do pum' — Foto: Reprodução/Chaise LongueAssentos de dois andares em aviões enfrentam resistência: passageiros reclamam da ‘zona do pum’ — Foto: Reprodução/Chaise Longue

- Publicidade -

A preocupação não é à toa. Quando o avião sobe, a pressão da cabine diminui. Assim, o ar no estômago e nos intestinos se expande para equalizar a pressão.

Isso pode causar inchaço e desconforto, fazendo com que os passageiros precisem aliviar os gases.

Outras preocupações foram apresentadas: Muitos se perguntam se será mais difícil deixar a aeronave em caso de acidente se o assento superior cair no inferior.

Há quem tenha mostrado animado com a novidade, ainda em fase de ajustes pela empresa espanhola Chaise Longue, mas só em caso de redução considerável no valor da passagem.

De acordo com a Chaise Longue, a Airbus se interessou pelo seu sistema inovador de assentos.

fonte: Extra por F. Moreira

- Publicidade -