BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – O  Projeto Brief, plataforma com a missão de fortalecer a comunicação progressista no Brasil, apresenta o novo estudo dentro da iniciativa Quem Paga a Banda — referente a investigações sobre o financiamento de campanhas, narrativas e redes de influência.

O estudo mostra não apenas um retrato dos maiores investidores em anúncios, mas se constitui em um raio-x da disputa cultural e política da opinião pública no país.

O relatório foi feito a partir dos dados da Biblioteca de Anúncios da Meta. Esta nova edição apresenta os dez maiores investidores da categoria Sociedade.

O foco foi nas narrativas e nos conteúdos impulsionados no primeiro semestre de 2025 (de 1 de janeiro a 28 de junho). O relatório poderá ser acessado no site do Projeto Brief.

Quem Paga a Banda analisa temas como redefinição de liberdade, catástrofes climáticas exploradas pelas mídias de extrema direita de forma estratégica, a narrativa coordenada conservadora versus os argumentos fragmentados progressistas e aponta personalidades que buscam comercializar a prosperidade.

No primeiro semestre de 2025, a Brasil Paralelo, segundo maior anunciante com selo político do Brasil em volume de investimentos, aplicou quatro vezes mais do que o Governo do Estado de São Paulo, segundo apurado pelo Projeto Brief.

Esse dado ajuda a revelar quem está por trás do financiamento de novas narrativas.

A análise também reflete a disputa política por temas sensíveis como liberdade — seja de expressão, financeira ou política — e mostra como a extrema direita vem patrocinando ideias e discursos que buscam redefinir o significado desse termo.

Com informações da Agência Lema

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