BRASILIA – AGENCIA CONGRESSO – Pesquisa do instituto Paraná Pesquisa feita no ES entre os dias 26/6 a 03/07, com 1540 pessoas, mostra que o capixaba prefere para presidente o pré-candidato do Jair Bolsonaro, com 27,5% dos votos, seguido por Marina Silva com 15,1%.
No entanto, a soma dos que ainda não sabem em quem votar (6,4%) e dos que não votam em nenhum dos candidatos (22,2%), supera as intenções em voto em Bolsonaro.
A terceira opção dos capixabas é Ciro Gomes com 9,9%, e Geraldo Alckmin com 5,6%. O pré candidato da senadora Rose de Freitas, Álvaro Dias, do Podemos, só conta com 3,7%.
A pesquisa foi registrada na Justiça eleitoral e avalia os candidatos a presidência da República, ao governo e ao Senado. Os números para Governo e Senado serão divulgados amanhã.
O próprio instituto pagou pela consulta, R$ 30 mil, conforme registro no TRE-ES, sob o número 02366/2018.
Trata-se de instituto de credibilidade nacional e que já pesquisou vários estados como SP, Bahia, Minas, e fez diversas pesquisas para presidência da República.
A pesquisa será divulgada pela TV Vitória (Rercord) e com exclusividade pela Agência Congresso, em parceria com o Instituto Paraná.
(Para ler a pesquisa na íntegra clique no ícone Paraná 1 – abaixo)
O diretor do instituto, Murilo Hidalgo, adiantou que a pesquisa local mostra favoritismo do ex-governador Renato Casagrande (PSB), sobre o atual governador Paulo Hartung (MDB).
O candidato do PSL tenente -coronel Carlos Alberto Foresti teve o nome incluído num dos cenários.
Foresti fez carreira na Polícia Militar e se envolveu na greve da PM em 2017, ocasião em que chegou a ser preso por incitar o movimento grevista.
O tenente-coronel é réu em processo criminal que tramita na Justiça de Vitória.
Casagrande – Hartung e Rose