Candidatura de Casagrande ao Senado ocupa espaço da esquerda
BRASÍLIA AGENCIA CONGRESSO –O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), desponta como favorito na disputa por uma das duas vaga no Senado em 2026.
- Publicidade -
É o que mostra o mais recente levantamento do instituto Paraná Pesquisas divulgado no último dia (2). É possível avaliar também que a outra vaga de senador deve ser ocupada por nome de centro direita.
Esse quadro mostra que nomes como de Helder Salomão (PT) ou Sérgio Vidigal (PDT), por exemplo, não teriam muita chance. Metade do eleitorado do ES é conservador.
Isso explica a eleição de Magno Malta (PL), por três vezes. Embora seja um político medíocre sem qualquer serviço prestado ao Espírito Santo, representa os capixabas há mais de 24 anos em Brasília graças ao povo evangélico-bolsonarista
Cenário
A pesquisa mostra Casagrande com 49,2% das intenções de voto no cenário estimulado. O socialista está em seu terceiro mandato à frente do governo capixaba e é o político mais conhecido do estado.
Vidigal que aparece em terceiro lugar – na mesma pesquisa – para o governo poderia disputar o Senado. Mas teria dificuldade de se eleger e ainda atrapalharia Casagrande na Serra, cidade que domina.
A pesquisa ouviu 1.522 eleitores entre os dias 28 e 31 de maio, em 45 municípios do estado.