
BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – Após participar de sessão solene em Brasília, na Câmara Federal – a convite do Sindirochas-ES – o vice governador Ricardo Ferraço (MDB/ES) falou sobre as mudanças que ele e o governador Renato Casagrande (PSB), vem promovendo no Espírito Santo.
Em entrevista ao site AGENCIA CONGRESSO, Ferraço lembrou que se alguém entende de mudança, de avanço e de transformação no Espírito Santo, é Casagrande e ele.
“Porque ao longo dos últimos anos nós contribuímos de forma efetiva para o ES se tornar o que é hoje. O Casagrande como governador, eu como senador. Agora o Casagrande como governador, eu como vice. Nós fizemos essa mudança e essa transformação”.
Ferraço que preside o MDB no ES, lembrou como ele e Casagrande ‘pegaram’ o ES mergulhado no caos, ”entregue ao crime organizado, desorganizado. E juntos a gente fez as maiores mudanças no estado. Então, de mudança verdadeira, nós entendemos, nós muito mais que entender, nós praticamos em todos os sentidos”.

RECADO
A fala do vice-governador tinha tinha endereço certo, apesar dele não citar nomes. Na abertura do Carnaval de Vitória o prefeito da capital Lorenzo Pazolini (REP) e o de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (PSDB), apareceram juntos, anunciando uma eventual aliança política para 2026. Arnaldinho é aliado ( ou era) de Casagrande.
Ferraço é o candidato do governador Casagrande à sua sucessão em outubro. Os dois foram criticados pelo prefeito de Vitória que os chamou de ultrapassados e que deveriam dar lugar ao novo na política capixaba. ‘Não dá para querer o diferente escolhendo o igual. Vamos reescrever essa história”, disse Pazolini, ao lado de Casagrande.
SEGURANÇA
Ferraço não quis responder ao prefeito. Mas disse que em 2025 o Espírito Santo fez o maior investimento da sua história.
“O governo que antecedeu ao nosso investiu 900 milhões de reais. Nós investimos no ano passado 4 bilhões e 800 milhões de reais. O ensino médio do Espírito Santo é o melhor do Brasil. O ensino fundamental está entre os 5 melhores. Estamos fazendo o maior investimento em infraestrutura no estado que é fundamental para que o crescimento possa acontecer, e junto com o crescimento a geração de empregos e trabalho para as pessoas”.
Lembrou ainda que o ES foi um estado com 58 homicídios por 100 mil habitantes. “Com trabalho permanente, contínuo de combate ao crime e à criminalidade, nós reduzimos a taxa de homicídios de 58 por 100 mil para 20 por 100 mil habitantes”.

”Então, se tem alguém que entende de mudança e que pratica a mudança no Espírito Santo é o Casagrande e o Ricardo que juntos estão fazendo de fato o estado evoluir, avançar. O estado mudou muito nos últimos anos e naquilo que depender da gente vai continuar mudando no mesmo rumo e vamos até ampliar o ritmo”.
VICE DE LULA DO MDB
Sobre a possibilidade do MDB firmar aliança para reeleição do presidente Lula, Ricardo Ferraço – que preside o MDB no ES – lembrou que é tradição do partido é decidir tudo em convenção.
“Mas o sentimento que tenho é que o MDB vai liberar os Estados para que os desenhos regionais possam seguir a sua diretriz. A impressão que tenho é que nós estamos caminhando para uma liberação’, afirmou para a AGENCIA CONGRESSO.
Os nomes do MDB para ocupar uma eventual vice do PT seriam o ministro dos Transportes, Renan Filho, o governador do Pará, Helder Barbalho e a ministra do Planejamento, Simone Tebet.
Lula quer um vice do MDB de olho no tamanho do partido. A negociação deixou claro que Lula quer vice do MDB para as Eleições de 2026.
Porém, a estratégia é considerada sensível porque impacta diretamente o vice-presidente Geraldo Alckmin, do PSB.
Sobre aliança Arnaldinho Pazolini
O vice governador que deve assumir o governo em definitivo em abril, falou sobre a anunciada aliança entre os prefeitos de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (PSDB), e o de Vitória, Lorenzo Pazolini, (Republicanos) visando as eleições de 2026.
“Eu acho que não me cabe fazer julgamento. As pessoas são livres para fazer suas escolhas. Na vida a gente apreende que não tem sorte ou azar, cada escolha tem consequência”, afirmou.
(Marcos Rosetti)
































