O coordenador da bancada, deputado Da Vitória, na reitoria do IFES.

BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – Mais de R$ 220 milhões foram destinados pela bancada capixaba no Congresso Nacional, entre 2019 e 2024, e têm garantido reformas em campi, instalação de usinas fotovoltaicas e aquisição de equipamentos e mobiliário para laboratórios dos IFES.

Só neste ano de 2025, a bancada capixaba no Congresso Nacional destinou R$ 126 milhões aos campi do IFES – Instituto Federal do Espírito Santo – para custeio e investimentos.

O reitor Jadir Péla explica que as emendas dos parlamentares capixabas possibilitaram melhorias que dificilmente seriam contempladas apenas pelo Ministério da Educação (MEC).

Por meio das emendas, o Instituto Federal vem ampliando sua capacidade de investimento em ensino, pesquisa e extensão nos últimos anos, superando as limitações do orçamento regular do governo federal.

USINAS

“O governo federal tem recursos para obras novas, mas nem sempre para recompor estruturas antigas. Em muitos casos, as emendas complementam valores que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Institutos Federais não cobre”, destacou, ressaltando, entre os exemplos, a construção de refeitórios.

O coordenador da bancada capixaba, deputado federal Da Vitória, reforça que o investimento em educação é prioridade para os parlamentares do Espírito Santo.

“Quando destinamos emendas ao Ifes, estamos investindo no futuro do nosso Estado. Cada real aplicado aqui se transforma em oportunidades para os jovens e em desenvolvimento para as cidades onde o instituto está presente”, afirma Da Vitória.

INOVAÇÃO

- Publicidade -

A aplicação dos recursos segue prioridades definidas em diálogo com os diretores de cada campus e com a reitoria do Ifes. Entre as áreas contempladas estão a formação de servidores – mais de 650 técnicos e docentes já tiveram apoio para cursar mestrado e doutorado – e o fortalecimento de atividades de ensino, inovação e internacionalização.

Nos campi de Vitória, Santa Teresa, Colatina, Itapina e Alegre, as obras de reforma e modernização são as mais visíveis. Instalações fotovoltaicas prometem reduzir custos de energia elétrica, enquanto laboratórios e espaços de convivência estudantil recebem novos equipamentos.

Além disso, parte das emendas é destinada à realização dos jogos universitários, atividades desportivas e culturais que reúnem estudantes de todo o estado em competições esportivas e atividades culturais.

“São investimentos que o estudante e o servidor percebem diretamente, desde a melhoria dos espaços de estudo até a realização de eventos como os Jogos do Ifes, que fortalecem o espírito de integração e a saúde dos nossos jovens”, destacou Jadir Pela.

“Sabemos que podemos contar com esse apoio para ampliar a qualidade do ensino e da pesquisa”, afirma o reitor.

Para o Ifes, os benefícios extrapolam os muros da instituição. Ao formar profissionais qualificados e estimular o empreendedorismo, os projetos financiados com emendas contribuem para o desenvolvimento socioeconômico do Espírito Santo.

“Esse apoio faz toda a diferença e repercute muito além da nossa comunidade interna”, conclui o reitor.

Transparência

A reitora eleita, Adriana Pionttkovsky Barcellos, complementa. “Cada emenda será aplicada com planejamento técnico, participação e transparência, sempre com foco no impacto social. O apoio da bancada federal é um investimento no futuro do Espírito Santo. Juntos, construiremos um Ifes mais humano, inclusivo, inovador e comprometido com a formação de estudantes, a valorização de servidores e o desenvolvimento da sociedade”, afirma.

Informações da Assessoria do Dep. Da Vitória

- Publicidade -