
BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – Os três nomes com mais chances de suceder o governador Renato Casagrande (PSB), no Palácio Anchieta, são do prefeito da capital, Lorenzo Pazolini, do vice governador Ricardo Ferraço, e do deputado federal Da Vitória.
Essa informação apareceu num monitoramento político feito por um renomado instituto de pesquisas do Espírito Santo. Foram ouvidas mil pessoas em todas cidades do ES, durante 12 dia do mês de março passado.
Os levantamentos quantitativos foram domiciliares e a margem de erro é de 3.1%. Pazolini (Republicanos) supera Ferraço dentro da margem de erro., e supera Da Vitória (PP) fora da margem de erro.
Os três aparecem como principais nomes para suceder o governador Casagrande nas eleições de 2026. Em seguida vem o ex-prefeito Sérgio Vidigal e o prefeito Arnaldinho Borgo.
A explicação dada para o surgimento do nome de Da Vitória foi devido a sua forte presença no interior do estado, associada a entrega de emendas do Orçamento da União, migração política para o centro, e presença nas redes sociais.
Atrás de Da Vitória na corrida sucessória aparece o ex-prefeito da Serra, Sérgio Vidigal (PDT), atualmente secretário do governo Casagrande. E próximo de Vidigal surge o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (sem partido).
Na sequência vem os nomes dos prefeitos de Cariacica, Euclerio Sampaio (MDB) e do deputado Evair de Mello, que não é candidato ao governo. Mas ao Senado.
DUAS VAGAS
Para o Senado Casagrande lidera com folga. Supera o ex-governador Paulo Hartung, próximo a margem de erro. Se os dois forem candidatos, demais concorrentes terão dificuldade de furar o cerco.
O deputado estadual e ex-prefeito de Colatina, Serginho Menegelli aparece em terceira posição, seguido de Da Vitória, do senador Fabiano Contarato (PT), e deputado Evair de Melo (PP).
O levantamento mostrou ainda que é muito baixo o interesse do eleitor pela eleição, que existe revolta pelo fato do processo ter sido antecipado, e que a polarização política perdeu força.
E mostra que no estado 20% do eleitorado é de direita e 10% de esquerda. Na Grande Vitória o eleitorado é de direita, mas a diferença está dentro da margem de erro.
Já no interior o número de eleitores de direita aumenta substancialmente.
Pré candidatos ao governo:
Pazolini – Ferraço – Da Vitória – Sérgio Vidigal – Arnaldinho – Euclerio
Pré candidatos ao Senado
Casagrande – Hartung – Meneguelli – Contarato – Evair de Melo
LEIA TAMBÉM
Exclusivo: Pazolini, Ferraço e Da Vitória lideram corrida ao governo – Agência Congresso