BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – Filiado ao PSB há 20 anos, o prefeito de Nova Venécia, Mário Sérgio Lubiana (Barrigueira), defendeu que o governador Renato Casagrande (PSB) deixe o governo.
Segundo ele, o Espírito Santo precisa fortalecer sua bancada no Senado, e como haverá duas vagas na eleição do ano que vem, seria natural que Casagrande ocupe uma delas.
“Ele sempre teve mandatos e é um homem da política. Se ele ficar até o final do mandato, logicamente ele vai passar um período sem mandato. E eu acho que o Espírito Santo precisa dele aqui em Brasília. Eu acho que ele deve ser nosso candidato a senador”, afirmou Barrigueira.
O prefeito também ressaltou que o governador tem um vice preparado para assumir o cargo durante sua eventual candidatura ao Senado.
Para ele, a transição seria tranquila, permitindo que o estado seguisse sua trajetória de crescimento sem maiores dificuldades.
Quanto à sucessão no governo, Barrigueira manifestou apoio ao nome de Ricardo Ferraço, destacando sua experiência e capacidade para dar continuidade ao trabalho da atual gestão.
Boa Esperança
Outro prefeito ouvido pela AGENCIA CONGRESSO, Cláudio Rodrigues, de Boa Esperança, mais conhecido como Cláudio Boa Fruta, expressou praticamente a mesma opinião de Barrigueira.
Os dois estão em Brasília participando do Encontro Nacional dos Prefeitos, promovido pelo governo federal.
Boa Fruta destacou a ampla base de apoio que o governador tem entre os prefeitos do estado, ressaltando a confiança conquistada pela sua capacidade de entregas.
“Casagrande tem apoio integral dos prefeitos para que ele prossiga com seus projetos, mesmo com a possibilidade de se lançar à candidatura ao Senado. Esse é o projeto que nós vamos apoiar”, disse.
Quando questionado sobre o risco de o governador não conseguir eleger um sucessor caso decida deixar o governo, o prefeito foi cauteloso.
Reconheceu que essa é uma decisão política arriscada, mas destacou que ainda é muito cedo para discutir a sucessão de 2026.