ESPÍRITO SANTO – Vila Velha é o primeiro município do Espírito Santo a aderir à implantação do programa Acesso Mais Seguro para Serviços Públicos Essenciais, desenvolvido pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV).
A metodologia visa reduzir às consequências dos riscos de exposição da população diante de situações da violência armada nos bairros onde existam repartições públicas municipais.
Durante evento, nesta terça-feira (27), no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília, o prefeito Max Filho assina acordo de parceria com Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV).
Acompanham o prefeito na solenidade: os secretários municipais Jarbas Ribeiro (Saúde), Roberto Beling (Educação) e Ana Claudia Simões (Assistência Social), setores mais impactos diante de conflitos armados e “toque de recolher” ordenado por criminosos nos bairros.
Redução de riscos
O Acesso Mais Seguro — que será implantado a custo zero para a Prefeitura de Vila Velha — é uma metodologia que pode ajudar instituições como os serviços de Saúde, Educação e Assistência Social e os seus profissionais a reduzirem os riscos em contextos delicados e inseguros.
“O Acesso Mais Seguro para Serviços Públicos Essenciais propõe uma série de ações e medidas para preparar e responder aos desafios e prioridades específicos do contexto, a partir da avaliação permanente de risco e do estabelecimento de medidas e procedimentos que reduzam esses riscos no seu dia a dia”, explica a coordenadora-chefe do Núcleo de Apoio Estratégico à Gestão da Semsa, Simone Barni.
A metodologia parte da própria experiência e adaptação das regras de segurança do CICV, seguindo a referência da norma ISO 31000.
Além das suas consequências imediatas, a violência armada em contextos urbanos provoca fechamento de escolas, unidades de saúde ou outros serviços públicos essenciais, o que comporta um custo alto para a população que depende destes serviços.
Fonte: Assessoria de imprensa da PMVV