VITÓRIA – AGENCIA CONGRESO – A situação no polo de rochas ornamentais e granito no Espírito Santo é grave. “Nesta sexta-feira, algumas empresas anunciaram demissão em massa.

Além disso, paralisaram a abertura de pedreiras, compras de equipamentos pesados e cancelaram novos investimentos. A informação é do presidente do Sindicato de Rochas Ornamentais, Cal e Gesso do Espírito Santo (Sindirochas), Ed Moreira. (foto).

“O setor está mais que apreensivo, os empresários até acreditam na forma do lobby. Por isso, um grupo de capixabas esteve esta semana nos EUA, conversando com embaixadores e as instituições ASI e NAHB, que atendem mineradores de diversos países, em busca de rotas comerciais alternativas e diminuição das tarifas impostas pelo presidente Donald Trump.

“Agosto Negro”, assim é a expectativa nefasta do setor, que no mesmo período do ano passado, bateu recorde de exportação para os EUA, com mais de R$,1,3 bilhão e este ano caminhava para um número maior.

- Publicidade -

Segundo Ed Moreira, Sindirochas tem recebido apoio do Comitê de Crise, liderado pelo vice-governador Ricardo Ferraço. “Hoje mesmo enviei para o vice governador três importantes reivindicações: linha de crédito especial para conter o desemprego, uso do crédito do ICMS e prorrogação de pagamento de dívidas junto ao Bandes”.

O Sindirochas teme que o desemprego anunciado hoje possa criar um efeito cascata e a situação ficar mais caótica. “Acredito que Ricardo Ferraço vai atender nossas solicitações, temos esperança de que o governo federal não contamine a solução econômica com questões ideológicas”, finalizou Moreira, que ainda não tem o número oficial de desempregados, mas que pode aumentar na próxima semana.

Entrevista a Renato Paolielo

- Publicidade -