MDB quer a federação

BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – Os presidentes nacionais do MDB, deputados federais Baleia Rossi, e Marcos Pereira (Republicanos) , voltaram a conversar sobre a federação das siglas para 2026.

O MDB de Alagoas é a favor. O  ministro dos Transportes, Renan Filho, defendeu publicamente uma federação entre o MDB e o Republicanos. Depois as conversas foram suspensas.

Mato Grosso também. O ex-senador de  e presidente do MDB-MS, Waldemir Moka, defende o acordo

“A Federação é uma coisa complicada, porque você tem que ir de estado por estado; às vezes, num estado, um quer a Federação, vai ficar no comando do Republicanos, e outro no MDB, então isso tem que ser visto, porque, depois de estabelecido isso, tem que ter convenção. O MDB tem que aprovar por convenção, referendando a Federação, e vice-versa, e o Republicanos também. Isso precisa ser administrado antes da convenção. Está certo, está indo”, disse Moka, destacando que mais detalhes do processo devem ser anunciados em setembro.

O TSE validou as federações partidárias, mas impõe prazo de registro igual ao dos partidos. Só poderão disputar as eleições se estiverem registradas no TSE até seis meses antes do pleito.

Na prática, é como se as legendas estabelecidas fossem um único partido, e a legislação aplicável é a mesma para registros de candidaturas, propaganda eleitoral e convocação de suplentes, por exemplo.

- Publicidade -
- Publicidade -