BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – O Podemos do ES é o partido que mais perde influência para as eleições de 2026 com o grupo do prefeito Arnaldinho, de Vila Velha, no controle do PSDB capixaba.
Na avaliação de deputados da bancada, com a saída do deputado Victor Linhalis do Podemos, a sigla terá dificuldade de eleger federais ano que vem. O partido só tem mais um federal, Gilson Daniel.
Por outro lado, se os tucanos filiarem o ex-deputado Felipe Rigoni e o deputado estadual Bruno Resende – além de Linhalis – poderão garantir pelo menos uma vaga entre as dez que o ES tem em Brasília.
Já outro nome citado como possível candidato a deputado federal, o secretário de Agricultura Enio Bergoli, já filiado ao PSDB – e muito ligado ao vice governador Ricardo Ferraço (MDB) – deve sair do partido.
A filiação de Arnaldinho ao ninho tucano tem como primeiro objetivo viabilizar a candidatura do prefeito ao governo do Estado, o que o obrigaria a romper o grupo do governador Renato Casagrande (PSB), que apoia Ferraço.
LEIA TAMBÉM
Em março deputados vão poder mudar de partido sem perder mandato – Agência Congresso
Veja quem do ES votou a favor de projeto que aumentou número de deputados – Agência Congresso



































