BRASÍLIA – AGÊNCIA CONGRESSO – Neste dia 3 de outubro de 2025, a Agência Congresso atingiu a maioridade. Completou 18 anos de atuação ininterrupta, marcando sua trajetória como um veículo de resistência democrática.

Fundada em 2007, em Brasília ( na Biblioteca do Senado Federal) o site tinha o propósito de ser apenas uma agência de notícias voltada para o Espírito Santo. Mas o portal se expandiu e ampliou sua cobertura para todo o país, com limitações.

Desde à sua fundação, a Agência Congresso se consolidou como uma ponte de conexão entre a capital federal e o Espírito Santo, sempre antecipando os fatos que impactam a vida dos capixabas.

Senador Camata no lançamento do site em 2007 Arquivo/AGC

Com acesso direto aos plenários do Congresso, STF e Planalto, conseguimos dar a informação do local onde ela acontece, ao contrários de outros veículos que não tendo correspondentes em Brasília usam o whatsapp.

Ao longo desses 18 anos a Agência Congresso enfrentou algumas dificuldades e perseguições como ser processada três vezes pelo mesmo baiano Magno Malta (PL), que nunca pregou um prego no ES apesar de exercer mandatos há 24 anos pelo Espírito Santo.

Ou outro bolsonarista oportunista conhecido pela alcunha de Carlos Manato (PSL) que foi deputado durante quatro mandatos mas não tem sequer um projeto aprovado em favor da população capixaba.

- Publicidade -

Chegamos aos 18 anos como fonte confiável de várias rádios e sites locais que reproduzem gratuitamente o conteúdo da AGC.

Este reconhecimento reflete o compromisso com a transparência, a imparcialidade e a disseminação de notícias de interesse público.

Embora a política seja o foco principal da Agência, a cobertura se estende a áreas fundamentais como economia, segurança, saúde, educação e turismo.

Com uma equipe reduzida, mas altamente dedicada, a Agência Congresso se sobressaiu ao antecipar informações exclusivas.

Casagrande no Senado com Jucá e Suplicy

Furos jornalísticos importantes marcaram sua trajetória, como em 2022, quando foi a primeira a noticiar a indicação do ex-senador Ricardo Ferraço como vice na chapa do governador Renato Casagrande e da senadora Rose de Freitas para vaga de senadora.

Outro destaque foi a cobertura exclusiva da convocação do ministro da Infraestrutura para explicar a paralisação das obras de duplicação da BR-262, uma questão essencial para o ES, até hoje sem solução.

A cada quatro anos a AGC antecipa com quase 80% de acerto os nomes dos novos deputados federais a serem eleitos pelo ES. Ao atingir a maioridade, reafirmamos o compromisso com a democracia.

A celebração de 18 anos é mais que uma comemoração: é uma renovação da responsabilidade em manter o público informado com notícias de credibilidade.

Agência Congresso: compromisso com a verdade! A REDAÇÃO.

- Publicidade -