Barroso diz que quer viver a vida, aos 67 anos.

BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – Com apenas uma mulher junto a 10 homens, a pressão para que o presidente Lula indique uma mulher para a Corte Suprema é grande.

E já começou tão logo o ministro Luiz Roberto Barroso anunciou sua aposentadoria, antes do prazo. Ele poderia ficar no STF até 2033.

O anúncio da aposentadoria do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), foi feita nesta quinta-feira (9/10).

O presidente Luiz Inácio deverá indicar um nome para ser aprovado pelo Senado. Entre os cotados estão três mulheres como favoritas.

  • Maria Elizabeth Rocha

Com uma grande cobrança pela indicação de uma mulher ao STF, o nome favorito fica com a presidente do Superior Tribunal Militar (STM), ministra Maria Elizabeth Rocha. Além de ter sido a primeira mulher na principal Corte da Justiça Militar do Brasil, ela tem boa relação com Lula e mostra apreço pelo tema da defesa da democracia — pauta prioritária do terceiro governo Lula.

  • Vera Lúcia

A ministra Vera Lúcia Santana Araújo, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), também teve o nome cotado para a vaga que ficou com Flávio Dino. Ela é uma das poucas mulheres negras em um dos postos mais altos do Poder Judiciário.

  • Daniela Teixeira

Ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a ministra Daniela Teixeira é uma das mulheres favoritas para o cargo no STF. Atualmente, ela atua na 3ª Turma e na 2ª Seção do STJ e é uma das cinco mulheres entre 33 ministros da Corte.

- Publicidade -