Arnaldinho e Aécio

BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – A decisão do presidente nacional do PSDB, deputado federal Aécio Neves (MG), de mudar de mãos o comando do partido no ES, não é apenas uma derrota do ainda presidente tucano deputado estadual Vandinho Leite, líder do governo na Assembleia. Mas uma derrota do próprio governo que perde uma sigla aliada.

Além de alterar o cenário para a sucessão do governador Renato Casagrande (PSB), o surgimento de uma quarta candidatura ao governo obriga o chefe do executivo a repensar até a possibilidade de deixar o governo para disputar vaga ao Senado.

Prefeito de Vila Velha em segundo mandato, Arnaldinho, ex-Podemos, é obsessivamente candidato a governador em 2026 e teria voltado para o ES, nesta quarta (3), com um vídeo gravado por Aécio, anunciando o nome dele no comando tucano.

O combinado é que antes, em Brasília, o partido faria um anúncio oficial. Agora o ES pode ter além de Arnaldinho, o deputado Helder Salomão (PT), o prefeito Lorenzo Pazolini (REP) e Ricardo Ferraço (MDB), candidatos ao governo.

ANÚNCIO OFICIAL NESTA QUINTA

O anúncio oficial da mudança de comando vai ser feito nesta quinta-feira, conforme informou a assessoria de imprensa do diretório nacional do PSDB. O presidente Aécio pediu um tempo para comunicar aos tucanos capixabas a mudança que decidiu fazer em ‘benefício da reestruturação do partido’.

Pelo menos um tucano do ES, Luiz Paulo Velozzo Lucas, membro da executiva nacional foi comunicado da decisão de Aécio. Ele confirmou para a AGENCIA CONGRESSO mas disse que somente falaria com a imprensa após o anúncio oficial.

Tucanos antigos terão espaço garantido 

O ex-presidente nacional do partido, Marconi Perillo, disse para a Agência Congresso que os tucanos antigos terão espaço garantido pelo novo comando tucano.

Perillo que é candidato a governador de Goiás, esteve em agosto no ES e anunciou – ao lado do governador Renato Casagrande – a candidatura de Luiz Paulo ao Senado. ” Esse movimento de reconstrução do PSDB visa aumentar a bancada federal hoje com apenas 15 deputados”, disse.

Max e Vandinho devem deixar o PSDB

Apesar dos esforços da nacional para tentar manter no ninho tucano os filiados antigos, o mais provável é que o deputado Vandinho Leite e o ex-prefeito de Vila Velha, Max Filho, deixem o partido.

Max já anunciou que não pretende disputar nenhum cargo em 2026.Outro estadual tucano, Mazinho dos Anjos, também deve sair. Eles são ligados ao vice governador Ricardo Ferraço (MDB), candidato a governador.

‘Federal de Arnaldinho’

- Publicidade -

E o deputado Victor Linhalis (Podemos) que será o 16º parlamentar tucano na Câmara? Ele só vai se filiar ano que vem, dentro do prazo que não permite perda do mandato. Foi usado como ‘trunfo’ de Arnaldinho para conquistar o PSDB.

Mas o parlamentar tem tido um desempenho fraco na Câmara e sua reeleição é incerta, mesmo no PSDB. Foi eleito surfando na popularidade de Arnaldinho, tanto que usou o slogan “O federal de Arnaldinho”.

Mas em 2026 Arnaldinho não poderá ser ‘só dele’, e sim de toda a bancada de candidatos tucanos. ( Marco Rosetti).

LEIA TAMBÉM

Deputado estadual deve perder comando do PSDB para deputado federal – Agência Congresso

Podemos será o maior prejudicado caso grupo de Arnaldinho assuma o PSDB – Agência Congresso

- Publicidade -