BRASILIA – AGENCIA CONGRESSO – Ao ocupar a tribuna da Câmara sem terno, o que é proibido pelo Regimento Interno da Casa, o deputado Evair de Melo (PP) acabou sendo advertido pelo presidente da sessão, ao vivo pela TV Câmara.
O capixaba usava um colete amarelo da Defesa Civil. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), interrompeu sua fala e pediu, educamente, para botar o paletó.
O fato ocorrreu hoje à noite, às 22 horas, quando Evair ocupou a Tribuna para elogiar o governo Bolsonaro por destinar recursos para vítimas das enchentes.
No momento, a Câmara votava projeto que garante recursos aos estados e municípios afetados pelas chuvas de quatro meses.
A Câmara está funcionando remotamente. Maioria dos deputados estão em seus estados. Evair, no entanto, estava em plenário, junto com Maia, que pediu a entrega de um paletó ao parlamentar.
Como vice líder do governo, o parlamentar capixaba defendeu Bolsonaro por destinar os recursos, mas em seguida caiu em contradição ao reclamar que “até o momento as cidades atingidas pelas chuvas não receberam um tostão”.
Evair era o único deputado do ES presente no plenário nestes tempos de pandemia. Os demais da bancada capixaba participaram da sessão remotamente.
A Medida Provisória 920/20, aprovada libera R$ 892 milhões em créditos extraordinários para socorro a vítimas de enchentes em janeiro. A matéria vai ao Senado.
A MP destina os recursos para restabelecer serviços essenciais à população e reconstruir infraestrutura danificada.
Cabe ao Ministério do Desenvolvimento Regional disponibilizar aos estados e aos municípios o auxílio às famílias afetadas. Antes tarde do que nunca.