Baleia e Marcos Pereira voltam a conversar em Brasília

BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – Os presidentes nacionais do MDB, deputados federais Baleia Rossi, e Marcos Pereira (Republicanos) , voltam conversar, nesta quarta-feira, sobre a federação das siglas para 2026.

Em junho, durante a realização do 4º Fórum Esfera, o ministro dos Transportes, Renan Filho, defendeu publicamente uma federação entre o MDB e o Republicanos. Depois as conversas foram suspensas.

O TSE validou as federações partidárias, mas impõe prazo de registro igual ao dos partidos. Só poderão disputar as eleições se estiverem registradas no TSE até seis meses antes do pleito.

PP – UNIÃO BRASIL

Já a federação entre o Progressistas e União Brasil será oficializada nesta terça-feira às 14 horas no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Antes, às 9 horas no Senado, o PP fará sua reunião final.

A união por meio de federação permite que as siglas atuem de forma unificada em todo o território nacional, e deve durar no mínimo quatro anos.

Rueda, Caiado, Marcelo Santos e Da Vitória

Na prática, é como se as legendas estabelecidas fossem um único partido, e a legislação aplicável é a mesma para registros de candidaturas, propaganda eleitoral e convocação de suplentes, por exemplo.

 

- Publicidade -