BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – O deputado federal Da Vitória (Progressistas), coordenador da Bancada Capixaba no Congresso Nacional, cobrou da Vale, nesta terça-feira (2), o cumprimento do compromisso firmado pela empresa de iniciar a implantação da EF-118, a Ferrovia Vitória-Rio.
A obra é parte das contrapartidas previstas na renovação antecipada da concessão da Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM).
Diante do impasse nas negociações entre a mineradora e o governo federal, por meio do Ministério dos Transportes, o parlamentar anunciou que vai solicitar a convocação da empresa para uma audiência pública na Câmara dos Deputados, em Brasília, a fim de explicar por que o investimento ainda não foi liberado.
“Há um compromisso público da Vale de investir no primeiro trecho da EF-118, entre Santa Leopoldina e Ubu, em Anchieta. É um ramal ferroviário estratégico para o Estado, pois ligará nossos portos. Vamos solicitar uma audiência pública na Comissão de Viação e Transportes da Câmara Federal, com apoio da nossa bancada capixaba, para convocar a empresa e convidar o ministro dos Transportes”, afirmou o deputado.
Segundo Da Vitória, a convocação busca garantir a fiscalização das ações do governo no setor ferroviário e evitar mudanças de planos nos projetos sem a devida comunicação aos parlamentares, aos governos estadual e municipal e à população.
“O governo federal tem um passivo histórico nos projetos ferroviários no Espírito Santo; a empresa já fez o anúncio e não vamos aceitar perder mais este investimento”, completou.
Na última semana, o governo federal informou que não chegou a um acordo com a Vale sobre alterações nos contratos de concessão da EFVM e da Estrada de Ferro Carajás, ambos renovados antecipadamente em 2020, com validade até 2057.
A falta de consenso pode levar o caso à Justiça, o que atrasaria ainda mais o investimento no trecho capixaba da EF-118, estimado em mais de R$ 2 bilhões.
(Informações da Assessoria de Imprensa do parlamentar)