CENTRO DIREITA: Pesquisas vão dizer se Arnaldinho é mais viável que Pazolini

BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – A filiação do prefeito Arnaldinho de Vila Velha ao PP vai acontecer, garante o deputado federal Da Vitória, presidente da federação União Progressista. “Vai acontecer”.

Isso significa o primeiro racha no palanque do futuro governador Ricardo Ferraço (MDB), que vai assumir o Palácio Anchieta em abril de 2026 devido a pré-candidatura do governador Renato Casagrande (PSB), ao Senado.

Arnaldinho não vai se filiar ao PP para disputar outro cargo que não seja o governo do estado. Com isso, o cenário se altera para pelo menos três nomes viáveis na disputa pela sucessão do governador Casagrande.

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), ainda não deixou claro se vai mesmo renunciar ao cargo na capital para tentar o governo. Seu prazo acaba em abril.

Já Arnaldinho demonstra disposição e assumiu essa condição, apesar de na campanha política de 2024 ter dito que não renunciaria – caso fosse reeleito para o 2º mandato na PMVV. Ganhou com 79% dos votos.

Arnaldinho diz que faz parte do grupo político de Casagrande

Mas dos três candidatos quem está em situação mais confortável é Ferraço. No entanto, a entrada de Arnaldinho na disputa significa um racha no grupo político do governador Casagrande.

O novo palanque de Arnaldinho, qualquer que seja, será adversário de Casagrande e Ferraço. E poderá lançar dois candidatos ao Senado e uma chapa de deputados para 2026.

PÉ EM DUAS CANOAS

Em Brasília na última quarta-feira (27) Arnaldinho recebeu declaração de apoio da federação formada pelos Partido Renovação Democrática (PRD) e o Solidariedade de Paulinho da Força (SP). Mas tudo pode mudar.

Paulinho que vem do movimento sindical e já apoiou Lula, hoje tende a apoiar a pré-candidatura do bolsonarista Ronaldo Caiado (GO) a presidente. Ele e sua federação.

A reunião entre os líderes partidários e o prefeito capixaba foi divulgada nas redes sociais de Arnaldinho. Ele, no entanto, não vai se filiar ao PRD

Deputado Victor Lihalis vai seguir Arnaldinho. PDR quer pelo menos 1 federal em 26

“Arnaldinho é o candidato da federação. Isso ficou decidido durante a reunião com os presidentes nacionais do PRD (Marcus Vinícius Neskau) e do Solidariedade (Paulinho da Força), bem como o futuro presidente da federação (Ocvasco Resende). Independentemente do partido escolhido pelo prefeito para se filiar, o apoio está garantido”, afirmou seu aliado presidente da Câmara de Vila Velha Osvaldo Maturano.

- Publicidade -