Ramagem usava o governo para espionar adversários de Bolsonaro

BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – Condenado pelo STF a 16 anos de prisão, o deputado federal Alexandre Ramagem (PL/RJ) aproveitou recesso no Congresso devido a COP 30 e viajou para os Estados Unidos.

O PSOL pediu nesta quarta-feira (19) à PF (Polícia Federal) a prisão do parlamentar. A Câmara dos Deputados informou, na manhã desta quinta-feira (20), em nota a CNN, que não foi comunicada sobre a saída do deputado do Brasil.

“Segundo amplamente noticiado por veículos de imprensa, o Deputado Federal estaria residindo nos Estados Unidos, em condomínio de luxo na cidade de North Miami, o que potencialmente configura risco de fuga ou impedimento de execução de pena”, diz o documento assinado pelo deputado Henrique Vieira (Psol-RJ).

Ele foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal, inclusive com a perda do mandato, mas a  decisão precisar ser referendada pela Câmara após o transitado em julgado.

FUGA?

A PGR (Procuradoria-Geral da República) avalia pedir ao STF a prisão do deputado que viajou para os Estados Unidos mesmo estando proibido de deixar o Brasil.

Ele foi condenado por participação na trama golpista. A Polícia Federal trata o caso como fuga e investiga se o parlamentar cruzou a fronteira por via terrestre antes de embarcar para os Estados Unidos.

No início do mês o deputado apresentou dois atestados médicos sucessivos, mas participou remotamente das votações na Câmara dos Deputados, nas duas últimas semanas.

Autoridades que acompanham o caso desconfiam de que essa foi uma tentativa de fazer com que sua ausência não fosse notada. Durante a COP votações remotas estavam liberadas.

Segundo essas fontes, a situação é semelhante à da deputada Carla Zambelli (PL-SP), que viajou à Itália após a sentença de dez anos de prisão.

 

COM CNN

- Publicidade -
- Publicidade -