GUARAPARI -AGENCIA CONGRESSO – Conhecida como cidade bucólica, cercada por flores, montanhas e casarios históricos, São José do Calçado, no sul do Espírito Santo, está em pé de guerra.
O prefeito Antônio Coimbra de Almeida, o Cuíca (PSB), reeleito em 2024, expôs sua indignação com o deputado federal Paulo Foletto (PSB) e a vereadora Janaína Luzia Passalini (PSB), soltando o verbo.
Cuíca gravou vídeo para esclarecer que “pessoas não podem ficar nas ruas falando mentiras e besteiras. A vereadora Janaína e o deputado Foletto, gravaram vídeo falando que mandou emenda no valor de R$ 500 mil para o município, o povo agora me pergunta pelo dinheiro, que não tem exames, assistência médica, sendo que a Prefeitura não recebeu nenhuma emenda do deputado Foletto”, disparou.

Não satisfeito o prefeito continuou: “Emenda é dinheiro do povo que volta para o povo, quando chega, não precisa de propaganda, e neste caso, nem chegou”, afirmou. Os três protagonistas dessa briga são do mesmo partido, o PSB do governador Casagrande.
“Foletto não colocou nenhum dinheiro no município, talvez pode até mandar uma emenda, mas ainda não mandou, porque não espera o dinheiro chegar para fazer propagada? Coloca a gente em situação difícil”, completou Cuíca.
Médico, Paulo Foletto, explica que o dinheiro é para custeio da saúde. Ao lado da vereadora Janaína, em seu gabinete em Brasília, o deputado esclarece, “que com os R$ 500 mil o prefeito pode comprar remédio, soro e até pagar salário de quem trabalha nas unidades de saúde”.
A emeda polêmica é o pretexto do deputado Foletto para invadir o território do Cuíca, visando as eleições de 2026.
Procurado pela AGENCIA CONGRESSO, Alberto Gavini, presidente Regional do PSB diz que já conversou com o prefeito e com a vereadora. “É uma desavença local, quase pessoal, ambos têm ideais diferentes. São lideranças valorosas. Mas só o tempo resolve e o tempo resolve tudo”, disse Gavini. Tentamos também contato com a vereadora Janaína, mas ela não se manifestou.
RENATO PAOLIELLO