DIREITA NO PODER detona meio ambiente para atingir governo
BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – O Congresso Nacional derrubou hoje (27/11) 53 dos 60 vetos presidenciais da Lei Geral do Licenciamento Ambiental. Foi a maior derrota do governo em 2025.
O governo não conseguiu evitar a derrota nos votos. O resultado vem após uma semana do encerramento da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30).
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, disse que o governo estuda recorrer ao Judiciário para tentar reverter a decisão.
O líder do governo no Congresso Nacional, Randolfe Rodrigues (PT-AP), afirmou que o governo sequer tentou negociar porque oposição estava com ‘sangue nos olhos’.
Alguns revoltados com a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Outros, como o presidente do Congresso, David Alcolumbre (União/AC), queria indicar ministro para o STF e não conseguiu.
VINGANÇA
“No licenciamento ambiental não houve acordo. Deixar isso bem claro com todas as letras da palavra. Nós procuramos adiar o tema do lance de licenciamento ambiental por duas ou três sessões e conseguimos. Apelamos ao presidente David (Alcolumbre) e tivemos a resposta dele de que não ocorreria a sessão antes da conferência do clima, mas que inevitavelmente a sessão do Congresso para apreciar esses temas ocorreria logo. O acordo que há é da maioria congressual, ou seja, da oposição, dos líderes dos partidos de centro, houve uma pressão desses partidos. Da parte do governo, não houve um milímetro de acordo para ser votado a questão do licenciamento”, explicou o líder do governo Randolfe.