Polêmico, deputado já se envolveu até em briga de rua.

BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESO – O deputado estadual Renato Freitas (PT-PR) diz ser maconheiro, em entrevista para a revista online Breeza e o podcast e videocast Saindo da Estufa, dedicados a temas relacionados à cannabis.

Ele diz que cultiva a erva em casa e tem planos de abrir uma associação de plantio para pacientes de cannabis com trabalho de egressos do sistema carcerário.

“Eu não fumo cannabis, eu fumo maconha. Não sou canabizeiro, sou maconheiro. A planta é maravilhosa e a criminalização na história de nosso país se demonstrou de caráter absolutamente racista”, diz.

Na mesma entrevista ele critica políticos que têm receio de tratar do tema da maconha. “Tem de parar com essa mania de ‘traguei, mas não fumei, fumei, mas não traguei, traguei, mas não chapei’. Qual é o problema? Está jogando para torcida?”, declara.

QUEM É O CARA

O deputado tem histórico de conflitos no exercício do mandato e já enfrentou processos na Câmara Municipal de Curitiba, quando era vereador, incluindo uma cassação anulada posteriormente pelo STF.

Renato Freitas tem 41 anos, nasceu em Sorocaba, no interior paulista, se mudou para o Paraná quando era criança.

- Publicidade -

Ele é graduado e mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pesquisador na área de Direito Penal, Criminologia e Sociologia da Violência, já trabalhou na Defensoria Pública do Estado do Paraná e atuava como professor universitário e advogado popular.

Com G1

- Publicidade -