BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – Mais um deputado federal foi afastado hoje do mandato por três meses. O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados aprovou por 16 votos a 3, nesta terça-feira (15/7), o relatório que suspende o mandato do mineiro André Janones (Avante).
A representação, assinada pela Mesa Diretora da Câmara, foi motivada por condutas ocorridas na sessão plenária de 9 de julho, quando o deputado Janones proferiu ofensas e insultos durante pronunciamento do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), além de se envolver em confusão generalizada com parlamentares da bancada do PL.
VAI DESCER
Essa foi a segunda vez que a Mesa da Câmara decidiu intervir diretamente contra parlamentares que se excedem no exercício do mandato. O primeiro punido foi o bolsonarista Gilvan da federal (PL/ES), aquele que anda com uma bandeira do Brasil pendurada no ombro como se fosse um troféu. Ele deve voltar em agosto.
O presidente do conselho, deputado Fabio Schiochet (União-SC), explica que como o que foi aprovado tratava-se de uma medida cautelar, não caberia um pedido de vista por parte dos parlamentares presentes. Mas Janones disse que vai recorrer ao plenário para tentar anular a punição.
LEIA TAMBÉM
Acordo deve livrar dois deputados da cassação – Agência Congresso