Cédulas de R$ 50, em imagem de arquivo — Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

BRASÍLIA AGENCIA CONGRESSO – O Banco Central anunciou uma nova funcionalidade no Sistema Valores a Receber (SVR). A partir de terça-feira (27), é possível ativar o resgate automático dos valores esquecidos em bancos, facilitando o processo para os cidadãos.

De acordo com o BC, a única mudança é na forma de solicitar os valores: antes, era necessário realizar o pedido manualmente para cada valor.

Com a novidade, quem optar pela nova funcionalidade poderá automatizar esse processo. As demais funções do sistema permanecem inalteradas.

”O objetivo é facilitar ainda mais a vida do cidadão, que não precisará consultar o sistema regularmente nem registrar manualmente cada solicitação”, informou a instituição.

A adesão ao novo recurso é opcional e, neste primeiro momento, está disponível apenas para pessoas físicas que utilizem o CPF como chave PIX. Quem ainda não tem essa chave pode cadastrá-la junto à sua instituição financeira.

Para ativar a solicitação automática, é preciso acessar o SVR com uma conta gov.br de nível prata ou ouro, além de ter a verificação em duas etapas habilitada.

O Banco Central ressaltou que não enviará notificações quando os valores forem devolvidos. Os créditos serão feitos diretamente pelas instituições financeiras nas contas dos cidadãos.

Vale lembrar que bancos que não aderiram ao termo de devolução via PIX continuarão exigindo o procedimento manual. A mesma regra vale para valores de contas conjuntas.

Segundo levantamento divulgado pelo BC em 13 de maio, ainda existem R$ 9,13 bilhões em valores “esquecidos” por clientes nas instituições financeiras. O dado leva em conta valores registrados até março deste ano.

Embora o prazo oficial para resgate tenha encerrado em 16 de outubro de 2024, o Ministério da Fazenda afirmou que não há mais limite de tempo para os clientes acessarem os valores disponíveis.

BC também anuncia bloqueio voluntário para abertura de contas bancárias

Além das mudanças no SVR, o Banco Central divulgou que, a partir de dezembro de 2025, os cidadãos poderão impedir a abertura de contas bancárias em seus nomes.

A medida tem como objetivo evitar fraudes e golpes de identidade, como a criação de contas falsas, inclusão indevida em contas conjuntas ou registros não autorizados em contas de empresas.

O serviço será disponibilizado na área logada do portal Meu BC e poderá ser ativado ou desativado a qualquer momento, com duração indeterminada ou conforme a escolha do usuário.

As instituições financeiras passarão a ser obrigadas a consultar esse banco de dados antes de concluir a abertura de novas contas.

A funcionalidade foi estabelecida pela Resolução BCB nº 475/2025 e permitirá ao cidadão visualizar todas as ativações, desativações e consultas feitas por instituições financeiras.

fonte: G1

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