Zambelli é mais uma bolsonarista abandonada por bolsonaro
BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – Esquecida num presídio feminino da Itália, a ex-deputada federal Carla Zambelli (PL/SP) é mais uma vítima do bolsonarismo.
Ela achou que viveria livre em Roma por ter dupla cidadania. Mas escolheu o país errado para fugir da Justiça brasileira. Dia 20 de janeiro a Justiça italiana adiou de novo o julgamento de Zambelli.
O adiamento atende a um pedido para que o caso seja analisado por outros magistrados na Itália, por questionamentos à condução do processo.
A expectativa, agora, é de que o julgamento passe para fevereiro. Mas devido ao Carnaval pode sofrer novo adiamento. A Corte italiana vai decidir se ela será extraditada para cumprir pena no Brasil.
Condenação
O STF condenou Carla Zambelli duas vezes: por invadir os sistemas do CNJ, em atuação com o hacker Walter Delgatti, e pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal.
Condenada a 10 anos de prisão, a bolsonarista fugiu para a Itália em junho, onde tem cidadania, e foi presa no país depois de um mês foragida. Desde então permanece encarcerada sem saber o que farão da sua vida.