Marina encara Evair: Bolsonarista do agro disse que a ministra é adestrada

BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – O corregedor da Câmara dos Deputados, deputado Diego Coronel (PSD-BA), acatou o pedido de punição contra o deputado federal Evair de Melo (PP/ES), por agressões verbais a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

A representação contra o parlamentar capixaba foi feita pela também capixaba deputada Jack Rocha (PT), que é a coordenadora geral da Secretaria da Mulher, órgão criado em 2013 pelo Legislativo para atuar em defesa das mulheres.

A ministra foi ofendida por parlamentares ao participar de sabatina na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, um mês após sofrer ataques em participação anterior em outra comissão da Casa.

ADESTRADA

Evair Vieira Melo esteve entre os principais parlamentares a atacar a ministra, alegando que ela nunca trabalhou na vida, que usa a estratégia de terroristas e referiu-se a ela como uma “personagem de teatro da defesa ambiental brasileira e que é adestrada”.

“A senhora tem dificuldades com agronegócio. Porque a senhora nunca trabalhou, nunca produziu, não sabe o que é prosperidade construída pelo trabalho. Todo mundo sabe, o mundo sabe que a senhora tem um discurso alinhado com essas ONGs internacionais.”

A Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados acionou a Corregedoria Parlamentar após os ataques a ministra, e sexta-feira passada o corregedor se manifestou a favor da continuidade do processo, que foi encaminhado a Mesa Diretora da Câmara.

Foto AGC/M.Rosetti

Agora cabe à mesa decidir se envia o processo para o Conselho de Ética, órgão responsável por definir a punição ao parlamentar, ou arquivar o processo.

Evair foi procurado pela reportagem da AGENCIA CONGRESSO mas não se manifestou até o momento. Caso se pronuncie o texto será atualizado.

As punições ao deputado podem ser uma simples advertência, afastamento do mandato sem remuneração, ou cassação.

O mais provável, no entanto, é que ele recebe uma simples advertência, apesar de ter ofendido uma das figuras públicas do Brasil de maior credibilidade no exterior. (MR).

LEIA TAMBÉM

- Publicidade -

Deputada do PT pede a corregedoria da Câmara que puna o bolsonarista Evair de Melo – Agência Congresso

 

- Publicidade -