MAIS VOTADO Votação de Helder em 2022 credencia sua reeleição 'com pé nas costas'.

BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – Com a reeleição praticamente garantida porque foi o federal mais votado na ultima eleição, o deputado Helder Salomão (PT), dificilmente irá concorrer ao governo do ES, na eleição do ano que vem, como deseja o partido.

Entre os dez federais capixabas ele somou mais de 120 mil votos. Se tiver metade disso, em 2026, se reelege. O partido terá também os deputados João Coser e Jack Rocha como candidatos a Câmara Federal. O PT pode eleger até dois federais.

Mas quem bota pilha para Helder disputar o governo? o próprio PT, regional: “Estou disposto a disputar o governo. Mas desde que isso seja um pedido da executiva nacional do PT e do presidente Lula”, disse Helder, em entrevista ao site AGENCIA CONGRESSO, ontem em Brasília.

“Minha candidatura vai depender do cenário de 2026”, avisa, e reconhece que pode não ter – para federal – a mesma votação de 2022.

Ele também comentou que se o grupo no governo hoje no Espírito Santo, formado pelo PSB e MDB, apoiarem a reeleição do presidente Lula, sua candidatura ao governo ficaria mais distante.

Deixou claro que a prioridade é a reeleição de Lula. Em 2022 Helder teve mais votos que o segundo colocado para a bancada capixaba, Gilvan da federal (PL).

O petista e ex-prefeito de Cariacica somou mais de 33 mil votos de frente sobre Gilvan, que tudo indica não será candidato a reeleição devido aos processos de inelegibilidade que correm contra ele na Justiça.

- Publicidade -