ARMADILHA: Trump quer criar um conselho para substituir a ONU. Com ele presidindo.
BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – O presidente Lula deve declinar do convite do presidente Donald Trump para participar do ‘Conselho da Paz’, sinalizam fontes do Palácio do Planalto.
A leitura que se faz é que o presidente quer substitui a ONU ( Organização das Nações Unidas) para aumentar ainda mais seu poder. Por isso convidou principais líderes mundiais.
Até agora só aceitou o convite o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, Argentina, Hungria e Marrocos. O presidente da Rússia, Vladimir Putin, ainda não respondeu.
Lula vai telefonar a Putin – conforme apurou a Agência Congresso – para saber a posição do aliado russo. 60 países foram convidados.
O Conselho de Paz foi criado como parte do acordo de Trump para encerrar a guerra entre Israel e Hamas em Gaza. Países com assento permanente precisarão pagar US$ 1 bilhão (cerca de R$ 5,37 bilhões).
Lula deve alegar a Trump que devido a campanha eleitoral teria dificuldades de se ausentar do país. Mas vai indicar para sua vaga seu ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.