BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – O ministro dos Transportes, Renan Filho, confirmou hoje que uma nova licitação da BR 101 no Espírito Santo será realizada em abril.
Ele recebeu o governador Renato Casagrande e deputados da bancada federal em seu gabinete nesta quarta-feira. Durante a reunião, o ministro também afirmou que outras demandas do estado serão atendidas ainda neste trimestre, como a ferrovia capixaba e a duplicação da BR 262.
“O projeto da BR-262 é de grande importância. Com os recursos do acordo de Mariana, o governo do estado destinou R$ 2,3 bilhões para essa obra. Estamos trabalhando para que, ainda este ano, possamos publicar o edital de licitação. Além disso, solicitamos ao IBAMA que delegue ao IEMA a responsabilidade pelo licenciamento ambiental da BR-262, para que possamos avançar com a obra o mais rapidamente possível”, afirmou o governador Renato Casagrande.
Em relação à BR-101, foi estabelecido um entendimento com o TCU sobre a necessidade de uma nova licitação, mesmo com a Eco101 já atuando na rodovia.
A licitação não será tão complexa quanto uma obra sem nenhum andamento, mas precisa ser realizada. A Eco101 poderá participar, assim como outras empresas, e o edital será lançado em abril.
A obra segue em andamento, e caso a Eco101 não seja a vencedora, ela será indenizada, visto que já está trabalhando no trecho.