BRASÍLIA – AGÊNCIA CONGRESSO – O deputado federal Evair de Melo (PP) foi o que mais faltou ao trabalho entre os meses de fevereiro a maio de 2025 desde ano.

Ao todo, ele teve 20 ausências justificadas – sendo 8 em sessões plenárias e 12 em reuniões de comissões. As ausências ocorreram ao longo dos quatro meses analisados, segundo o portal da Câmara.

O levantamento mostra que, enquanto alguns deputados mantiveram presença total, outros somaram uma quantidade significativa de faltas ainda que todas devidamente justificadas junto a Câmara dos Deputados.

Parlamentares sem faltas

Messias Donato e Amaro Neto, ambos do Republicanos, foram os únicos da bancada capixaba com frequência normal no período. Nenhuma ausência foi registrada.

Menor número de ausências

Helder Salomão (PT) teve apenas uma ausência no plenário, também justificada. Já Gilson Daniel (Podemos) e Josias da Vitória (PP) apresentaram duas e três faltas, – todas justificadas.

Ausências justificadas

Mesmo quando justificadas, as ausências chamam atenção. As justificativas evitam descontos no salário, que atualmente é de R$ 46.366,19 por mês para um deputado federal.

A esse valor ainda se somam benefícios como auxílio-moradia, verba de gabinete e cota parlamentar.

TABELA DAS FALTAS

- Publicidade -

O impacto das ausências

Apesar de não acarretarem sanções administrativas ou cortes salariais, um número elevado de ausências pode afetar a atuação dos parlamentares, comprometendo votações importantes e debates em comissões.

Segundo o regimento da Câmara, apenas faltas sem justificativa geram desconto no salário e possíveis punições.

No entanto, a frequência continua sendo um dos principais indicadores de compromisso com o mandato e responsabilidade com o eleitorado.

📊 Para conferir a frequência de cada deputado, acesse este link oficial da Câmara ou visite diretamente o portal da Câmara dos Deputados. É necessário digitar o nome do parlamentar na barra de pesquisa para acessar os dados completos de presença.

(Por Lorrana Lemos)

- Publicidade -