
BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – O Distrito Federal lidera o ranking nacional de instalações de painéis solares para geração de energia limpa.
A capital da República possui mais de 20 mil conexões operacionais de energia solar em telhados e pequenos terrenos. Até o prédio da Câmara Federal passou a usar os painéis solares.
A localização geográfica, pequena extensão territorial e alta taxa de irradiação, com mais de seis meses de seca por ano, dão ao Distrito Federal uma vocação natural para geração de energia solar fotovoltaica, de acordo com texto divulgado pela Agência Brasília.
A capital federal registrou 413 megawatts (MW) de potência instalada na geração própria de energia, conquistando o pódio do ranking. Os dados são da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).
Segundo a Absolar, são mais de 21 mil consumidores de energia elétrica no DF que contam com redução na conta de luz, maior autonomia e confiabilidade elétrica.
Desde 2012, a modalidade já proporcionou ao Distrito Federal a atração de R$ 2 bilhões em investimentos, geração de mais de 12 mil empregos e a arrecadação de mais de R$ 600 milhões aos cofres públicos.
Além da primeira usina fotovoltaica pública recentemente inaugurada pelo GDF, capaz de abastecer 80 prédios públicos, o Executivo local segue investindo na instalação de outras placas solares no âmbito de suas secretarias, fundações e empresas públicas.
Fonte: Energia Limpa