GUARAPARI – AGENCIA CONGRESSO – Em sessão realizada na tarde desta quinta-feira (16/10) o vereador Odair Rossi, (União Brasil) foi afastado das funções por 76 dias, inclusive sem receber os subsídios e dispensando também os funcionários.
Gabinete dele ficará fechado. O Relatório da Comissão de Ética foi aprovado em plenário por unanimidade. O vereador foi alvo de uma denúncia com pedido de cassação, protocolada no dia 4 de setembro por uma eleitora do município, Rosangela Gonçalves de Araújo Muniz.
A acusação aponta abuso de autoridade e comportamento incompatível com a função pública durante um episódio ocorrido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Guarapari, na noite de 24 de agosto de 2025.
Segundo o relato, um conhecido do vereador procurou atendimento na unidade de saúde e, insatisfeito com o tempo de espera, entrou em contato com Rossi.
O vereador teria ido até a UPA, onde, de acordo com a denúncia, discutiu e agrediu verbalmente uma médica responsável pelo atendimento.
O comportamento dele foi classificado como “lamentável e abusivo”, levantando suspeitas de desvio de função e tentativa de interferência indevida no trabalho da equipe médica.
O pedido de cassação do mandato foi rejeitado pelo plenário da Câmara em votação anterior, que sequer tinha Conselho de Ética instituído.
Derrotada, a defesa do vereador Odair Rossi, culpou a mídia e recorreu a imunidade parlamentar. Mas foi voto vencido.
POR RENATO PAOLIELLO