BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – Acaba dia 27/10, segunda-feira, o prazo de cindo dias dado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para os advogados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apresentarem recursos contra a condenação da Primeira Turma da Corte.
Bolsonaro foi condenado a 27 anos de prisão por tentar dar um golpe de estado e permanecer no poder, mesmo depois de derrotado nas urnas pelo presidente Lula. Ele nega mas o conjunto de provas é amplo.
Na terça – se os recursos forem rejeitados – Bolsonaro já pode ser preso. Quem está comemorando essa possibilidade em suas redes sociais é a deputada federal Jack Rocha (PT/ES).
Ela (foto) fez um post em suas redes e incluiu a deputada federal Carlos Zambelli(PL/SP) – presa na Itália – que deve ser transferida para um presídio no Brasil na mesma semana.
O Ministério Público da Itália emitiu parecer, dia 22/10, a favor da extradição da parlamentar. É mais um seguidor de Bolsonaro que se ferra por apoiá-lo.
A 1ª Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) condenou (dia 14 de maio/25) por unanimidade a deputada Zambelli a 10 anos de prisão. O ministro Luiz Fux foi o último a votar e acompanhou o voto do relator, Alexandre de Moraes.
Ela foi condenada por invadir o sistema do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e tentar desmoralizar o Judiciário inserindo um falso mandado de prisão justo contra o ministro Alexandres de Moraes.