BRASÍLIA – AGÊNCIA CONGRESSO –O deputado federal Helder Salomão (PT) avaliou como muito grave a situação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), devido a decisão da Procuradoria-Geral da República (PGR), que ontem apresentou denúncia contra o ex-presidente.
Bolsonaro enfrenta acusações de liderar uma organização criminosa armada e de tentar abolir violentamente o Estado Democrático de Direito, além de envolvimento em um golpe de Estado.
As denúncias estão relacionadas aos ataques em 8 de janeiro do ano passado.
Salomão destacou a gravidade da acusação e defendeu punições rigorosas por parte do Supremo Tribunal Federal (STF).
“A denúncia apresentada pela PGR mostra os planos que foram feitos, a trama do golpe. É uma situação muito grave. Esperamos agora que o STF conclua o julgamento com uma punição rigorosa ao ex-presidente e a todos os que participaram desta organização criminosa”, disse.
Bolsonaro e mais 33 aliados foram denunciados por cinco crimes, incluindo tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, depredação do patrimônio público e formação de organização criminosa.
Segundo o deputado, a denúncia se concentra especificamente na tentativa de golpe, e disse para a AGENCIA CONGRESSO que novas acusações vão surgir.
“Além dessa denúncia, outras três que serão apresentadas, envolvendo o roubo de joias, as rachadinhas e a falsificação do cartão de vacina. Esses casos estão diretamente ligados a um esquema de corrupção”, lembrou.
O deputado repetiu que 2025 poderá ser o ano da prisão de Bolsonaro.“Tenho dito que este ano será o ano da prisão do ex-presidente”, declarou.
O caso segue em análise pelo STF, e a expectativa é de que o desenrolar do processo tenha impactos significativos no cenário político nacional.
Por Lorrana Lemos
LEIA TAMBÉM
2025 será o ano da prisão de Bolsonaro, diz deputado – Agência Congresso