BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO –O deputado federal Helder Salomão (PT-ES), fez duras críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro e ao seu filho, deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), durante uma sessão na Câmara dos Deputados.
Em seu discurso afirmou que ambos demonstraram covardia ao deixar o Brasil em momentos decisivos – Bolsonaro quando ainda era presidente – e acusou o filho Eduardo que está nos EUA de ser um fujão.
Críticas
Em tom enfático, o parlamentar associou a atitude de Eduardo Bolsonaro à de seu pai, que deixou o Brasil rumo aos Estados Unidos no final de 2022, antes mesmo da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“Eu quero dizer o seguinte: tal pai, tal filho. Um fugiu antes de terminar o mandato de presidente em 2022, agora o filho faz a mesma coisa e diz que está fugindo, que vai ficar lá para não ser preso pelo ministro Alexandre de Moraes”, declarou Salomão.
O deputado considerou a atitude do colega de Parlamento de covardia, reforçando que os dois agem da mesma forma quando enfrentam dificuldades.
“Na verdade, é covardia e quem age assim é fujão, não tem outro nome. Pai fujão, filho fujão e traidor da pátria, porque vai ao outro país maquinar contra a sua própria nação. É isso que nós estamos vendo: pai fujão, filho fujão”, completou.
As declarações de Salomão ocorrem em um momento de crescente tensão política, com investigações em andamento sobre Jair Bolsonaro e sua participação na tentativas de golpe de Estado para impedir a posse de Lula.
O ex-presidente já teve seu passaporte apreendido e enfrenta diversos processos no Supremo Tribunal Federal (STF).